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Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SCHNEIDER, Marilda Pasqual; NARDI, Elton Luiz  e  DURLI, Zenilde. Políticas de avaliação e regulação da qualidade: repercussões na educação básica. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.1, pp.109-136. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p109-138.

O texto propõe uma discussão sobre políticas de avaliação e regulação da qualidade educacional. Considerando o campo do instituído, tem por objetivo analisar elementos e processos do perfil assumido hodiernamente pelas avaliações externas no ensino fundamental e na educação infantil. Com base em exame documental e tendo por referência resultados de investigações sobre indicadores de qualidade e políticas de avaliação, responsabilização e prestação de contas (accountability) na educação escolar, realça tensões e contradições dos modelos de avaliação implementados ou em vias de implementação nessas duas etapas da escolarização. Sem perder de vista o campo do instituinte, aponta discrepâncias nas condições de melhoria das aprendizagens em vista dos modelos de regulação da qualidade em curso na educação básica.

Palavras-chave : Políticas de Regulação; Avaliação para a Qualidade; Educação Básica.

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