SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Políticas de avaliação e regulação da qualidade: repercussões na educação básicaO movimento de pais e mães pela educação integral em Manaus: articulando a pesquisa nos/dos/com os cotidianos com a luta por uma educação de qualidade socialmente referenciada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

NOFFS, Neide de Aquino  e  ANDRE, Rita de Cássia M. Oliveira. Creche: desafios e possibilidades uma proposta curricular para além do educar e cuidar. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.1, pp.139-168. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p139-168.

Este artigo, realizado na linha de pesquisa Formação de Educadores, tem como objetivo verificar e compreender como a intencionalidade pedagógica, na prática dos professores de creche, e a capacidade inventiva e inteligente dos saberes dos bebês e crianças pequenas, alinhavados pela afetividade, são conceitos fundantes para a construção de um currículo a partir da escuta das múltiplas formas de linguagem, considerando a observação do que eles já sabem, os indicadores de desenvolvimento motor e cognitivo, e os indicadores de risco psíquico para o desenvolvimento infantil (Irdis). A metodologia é a qualitativa. Dessa forma, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e análise documental à luz das concepções de currículo Kramer (2011), Busnel (1997) e os documentos: Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil (BRASIL, 1998a), Práticas cotidianas na Educação Infantil - Bases para a reflexão sobre as orientações curriculares (BRASIL, 2009d), dentre outros. Esta pesquisa evidência a identificação de dois caminhos, o primeiro, diz respeito à prevalência pelo anonimato, pela generalização e, consequentemente, pelo esvaziamento da subjetividade. O segundo, mostra-se permeado por marcas simbólicas e sustentado por uma visão de currículo que prioriza a intencionalidade educativa na prática dos educadores de bebês e crianças pequenas, a partir da articulação dos seus direitos em ambientes de aprendizagem, por meio da conscientização da necessidade da escuta para suas múltiplas formas de linguagem, o que possibilitaria transformar a “rotina” em “momentos” e aquele “espaço” em “ambiente”, não só de convivência, mas de aprendizagem entre seus atores.

Palavras-chave : Currículo; Bebê e Criança Pequena; Múltiplas Linguagens; Ambientes de Aprendizagem; Creche.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )