SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Parent’s movement for integral education in Manaus: articulating research in/of/with the school routine and the fight for education of quality and socially referencedDigital literacy and young interaction with intellectual disabilities from personal blog author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MACEDO, Roberto Sidnei. A teoria etnoconstitutiva de currículo e a pesquisa curricular: configurações epistemológicas, metodológicas e heurístico-formativas. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.1, pp.190-212. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p190-212.

O presente artigo apresenta as principais elaborações conceituais da Teoria Etnoconstitutiva de Currículo, vinculando-as às especificidades da pesquisa em currículo. Concebida como uma teoria-ação curricular/formacional, a singularidade desta sistematização teórica está na forma pela qual seus conceitos foram criados e fundamentam a pesquisa curricular. Os conceitos em pauta emergem de estudos, pesquisas e intervenções intercríticas em currículo e formação desenvolvidas e implementadas pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa FORMACCE FACED-UFBA em cenários curriculares e formativos conceitualmente generativos. É nesses cenários que se entretecem etnométodos instituintes de saberes fazeres curriculares, a partir de contextos nos quais a afirmação da diferença torna-se heuristicamente fulcral. É nessa perspectiva que se desenvolve a etnopesquisa curricular, suas inspirações teóricas, opções epistemológicas, metodológicas e político-formativas.

Keywords : Currículo; Teoria Etnoconstitutiva; Etnopesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )