SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1El movimiento de padres y madres por la educación integral en Manaus: articulando la investigación en/de/con los cotidianos con la lucha por una educación de calidad y socialmente referenciadaLiteracidad digital e interacción de jóvenes con discapacidad intelectual a partir del blog personal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MACEDO, Roberto Sidnei. A teoria etnoconstitutiva de currículo e a pesquisa curricular: configurações epistemológicas, metodológicas e heurístico-formativas. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.1, pp.190-212. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p190-212.

O presente artigo apresenta as principais elaborações conceituais da Teoria Etnoconstitutiva de Currículo, vinculando-as às especificidades da pesquisa em currículo. Concebida como uma teoria-ação curricular/formacional, a singularidade desta sistematização teórica está na forma pela qual seus conceitos foram criados e fundamentam a pesquisa curricular. Os conceitos em pauta emergem de estudos, pesquisas e intervenções intercríticas em currículo e formação desenvolvidas e implementadas pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa FORMACCE FACED-UFBA em cenários curriculares e formativos conceitualmente generativos. É nesses cenários que se entretecem etnométodos instituintes de saberes fazeres curriculares, a partir de contextos nos quais a afirmação da diferença torna-se heuristicamente fulcral. É nessa perspectiva que se desenvolve a etnopesquisa curricular, suas inspirações teóricas, opções epistemológicas, metodológicas e político-formativas.

Palabras clave : Currículo; Teoria Etnoconstitutiva; Etnopesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )