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Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MACEDO, Roberto Sidnei. A teoria etnoconstitutiva de currículo e a pesquisa curricular: configurações epistemológicas, metodológicas e heurístico-formativas. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.1, pp.190-212. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p190-212.

O presente artigo apresenta as principais elaborações conceituais da Teoria Etnoconstitutiva de Currículo, vinculando-as às especificidades da pesquisa em currículo. Concebida como uma teoria-ação curricular/formacional, a singularidade desta sistematização teórica está na forma pela qual seus conceitos foram criados e fundamentam a pesquisa curricular. Os conceitos em pauta emergem de estudos, pesquisas e intervenções intercríticas em currículo e formação desenvolvidas e implementadas pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa FORMACCE FACED-UFBA em cenários curriculares e formativos conceitualmente generativos. É nesses cenários que se entretecem etnométodos instituintes de saberes fazeres curriculares, a partir de contextos nos quais a afirmação da diferença torna-se heuristicamente fulcral. É nessa perspectiva que se desenvolve a etnopesquisa curricular, suas inspirações teóricas, opções epistemológicas, metodológicas e político-formativas.

Palavras-chave : Currículo; Teoria Etnoconstitutiva; Etnopesquisa.

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