SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2FORMACIÓN CONTINUADA A DISTANCIA PARA FORTALECIMIENTO DE LA GESTIÓN DEMOCRÁTICA EN LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CUSTODIO, Elivaldo Serrão. FORMAÇÃO CONTINUADA COMO PROPOSTA DE PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS: A EXPERIÊNCIA NO QUILOMBO DO MEL EM MACAPÁ-AP. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.252-285. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p252-285.

O presente artigo objetiva refletir sobre formação continuada como proposta de pesquisa e inovação responsáveis em comunidade quilombola. Trata-se do resultado de uma pesquisa realizada no Quilombo do Mel da Pedreira em Macapá-AP. O estudo adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a entrevista semiestruturada e uma ação colaborativa por meio de Oficina Pedagógica como forma de investigação. Os resultados apontam possibilidades de enriquecimento do currículo e da prática escolar por meio de formação continuada para a educação das relações étnico-raciais, em especial para a educação escolar quilombola. A pesquisa revela que a implementação da maioria das políticas educacionais para a efetivação da educação para as relações étnico-raciais tem ficado somente no papel, ou seja, no discurso e nos documentos oficiais, pois na prática, isso não tem se efetivado de fato e de direito. O estudo revela ainda que apesar das políticas públicas para a educação quilombola caminharem em passos muito lentos na região, pois são normalmente ações pontuais e fragmentadas, sem articulação com a realidade local, apresentando-se muitas vezes de maneira genérica e superficial, há iniciativas positivas após a realização da Oficina Pedagógica. Diante desse contexto, acreditamos que a formação continuada seja uma das possibilidades de inovações responsáveis em educação para contribuir com a qualidade da educação quilombola no Amapá.

Palabras clave : Educação escolar quilombola; Formação continuada; Pesquisa e inovação responsáveis; Amapá.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )