SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2FORMACIÓN CONTINUADA COMO PROPUESTA DE INVESTIGACIÓN E INNOVACIONES RESPONSABLES: LA EXPERIENCIA EN EL QUILOMBO DEL MEL EN MACAPÁ-APCIENCIA EN LA PLAZA: UN DIÁLOGO CON LA RESPONSABILIDAD E INNOVACIÓN EN LA INVESTIGACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

RAMOS, Daniela Karine  y  RIBEIRO, Fabiana Lopes. FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.286-314. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p286-314.

Este estudo tem como objetivo identificar as contribuições de um curso de formação continuada a distância, que aborda os conselhos escolares e a gestão democrática, para atuação profissional de seus egressos. As características do processo de formação proposto, que inclui a investigação e o levantamento de dados para elaboração de um plano de ação bem como o envolvimento de diferentes instituições e atores sociais, permite estabelecer aproximações com a abordagem Pesquisa e Inovação Responsáveis. A pesquisa realizou-se por meio de um levantamento de campo com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de um questionário, o que resultou na análise das respostas de 1113 participantes. Os resultados evidenciaram que as contribuições do curso foram muitas, sobretudo na aquisição e/ou ampliação de conhecimentos teóricos e práticos, seguida pela sensibilização e motivação sobre a importância dos Conselhos Escolares e da gestão democrática da educação. Assim, conclui-se que a valorização da atuação profissional no processo de formação, pelo levantamento de informações e planejamento de ações, repercutiu sobre o contexto social, valorizando ações que privilegiam a gestão democrática para melhoria da qualidade da educação.

Palabras clave : Conselhos Escolares; Participação; Pesquisa e Inovação Responsáveis.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )