SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2FORMACIÓN CONTINUADA A DISTANCIA PARA FORTALECIMIENTO DE LA GESTIÓN DEMOCRÁTICA EN LA EDUCACIÓNFOLHETIM LORENIANAS: APRENDIZAJE BASADO EN PROYECTOS, INVESTIGACIÓN E INNOVACIÓN RESPONSABLES EN LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SOUZA, Karine Pinheiro de; SILVA, Rafael dos Santos da  y  ABREU, Pedro Ferraz de. CIÊNCIA NA PRAÇA: UM DIÁLOGO COM A RESPONSABILIDADE E INOVAÇÃO NA PESQUISA. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.315-340. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p315-340.

O texto apresenta os resultados da análise da experiência denominada de Ciência na Praça, realizada no Estado do Ceará, no primeiro semestre de 2017. O presente trabalho formulou como ponto de partida a seguinte indagação: - quais os desafios para a implementação da abordagem referente à Responsabilidade e Inovação na Pesquisa (RRI)? Em busca de respostas, estabelecemos como objetivo geral: explorar a ação ‘Ciência na Praça’, a partir da abordagem RRI. A metodologia concorreu para elaborar um estudo de campo de cunho descritivo, por meio da observação participante, questionário semiestruturado e nuvem de palavras para identificar percepções iniciais em relação à temática. Concluímos ser necessário repensar novas abordagens curriculares para a difusão do conhecimento, sendo a RRI um importante instrumento para superar a invisibilização, derrubar as assimetrias curriculares e promover engajamento por meio de diálogos participativos.

Palabras clave : Responsabilidade e Inovação na Pesquisa; Pesquisa Participante; Ciência na Praça.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )