SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2CIENCIA EN LA PLAZA: UN DIÁLOGO CON LA RESPONSABILIDAD E INNOVACIÓN EN LA INVESTIGACIÓNLA PRODUCCIÓN DE RECURSOS EDUCACIONALES ABIERTOS (REA) EN LIBRAS EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

OLIVEIRA, Neide Aparecida Arruda de  y  MATTAR, João. FOLHETIM LORENIANAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NA EDUCAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.341-363. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p341-363.

Este artigo reflete sobre a metodologia da aprendizagem baseada em projetos com dois elementos da abordagem da pesquisa e inovação responsáveis: engajamento público e acesso aberto. Seu objetivo é refletir como essas duas estratégias podem ser combinadas em pesquisas na área da educação. Envolve uma revisão de literatura sobre a aprendizagem baseada em projetos e um estudo de caso em um curso superior de Letras em um Centro Universitário do interior do estado de São Paulo, com coleta de dados por análise de documentos, observação participante e questionários. Um dos produtos resultante das atividades dos alunos no curso é o suplemento literário Folhetim Lorenianas. O projeto emprega o princípio do engajamento público da pesquisa e inovação responsáveis, por exemplo, com as entrevistas realizadas pelos alunos do curso com os membros da Academia de Letras de Lorena e a consequente participação dos acadêmicos na pesquisa. Aplica também o princípio do acesso aberto, já que o processo e o produto foram compartilhados na plataforma virtual, possibilitando que toda a comunidade possa participar e usufruir dos resultados da pesquisa. A combinação entre um projeto interdisciplinar, metodologias ativas e esses princípios gera, dentre outros resultados, a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem por parte dos alunos e sua preparação adequada para o mercado de trabalho. O artigo conclui que a conjugação entre a metodologia da aprendizagem baseada em projetos com base em princípios da abordagem da pesquisa e inovação responsáveis mostra-se uma contribuição promissora para as pesquisas na área da educação.

Palabras clave : Formação profissional; Interdisciplinaridade; Pedagogia de projetos; Métodos de pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )