SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2FOLHETIM LORENIANAS: PROJECT-BASED LEARNING, RESPONSIBLE RESEARCH AND INNOVATION IN EDUCATIONTHEORETICAL ASSUMPTIONS AND PROPOSALS TO DISCUSS SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES: CONSTRUCTION OF THE E-CRIA MODEL IN HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SHIMAZAKI, Neide Mitiyo; TORRES, Patrícia Lupion  and  KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz. A PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) EM LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.364-392. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p364-392.

A pesquisa apresenta a produção de Recurso Educacional Aberto (REA) em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como parte da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI), proposto pelo União Europeia e executado no âmbito do Projeto Engage, em uma universidade de grande porte de Curitiba. Destaca-se que o Decreto n.º 5626/2005 determina o ensino de Libras no Ensino Superior, como disciplina obrigatória nos cursos de licenciaturas e optativas nos demais cursos de graduação. Essa realidade sem precedentes enfrenta a escassez de material didático em Libras. O objetivo desta pesquisa quali-quantitativa foi analisar as contribuições dos REA para a aprendizagem da Libras como segunda língua para alunos de graduação, tendo em vista a inclusão escolar do surdo. Trezentos e cinquenta alunos, integraram esta pesquisa participativa e produziram um vídeo em Libras sobre Agrobiodiversidade e alimentos transgênicos, formatando a aprendizagem colaborativa. Tem-se a seguinte pergunta norteadora da pesquisa: Quais as contribuições dos REA para a aprendizagem da Libras como segunda língua para alunos de graduação, tendo em vista a inclusão escolar do surdo? Vale ressaltar que os alunos criaram o sinal em Libras de transgênicos, aprovado pela comunidade surda, o qual foi formulado em situações de interações comunicativas. Assim, os participantes apropriaram-se do conceito de educação contínua e diversificada, na tarefa de disseminar a Libras no formato de REA, com consciência e criticidade em respeito ao direito linguístico das pessoas surdas.

Keywords : Libras; REA; Projeto Engage; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )