SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2LA PRODUCCIÓN DE RECURSOS EDUCACIONALES ABIERTOS (REA) EN LIBRAS EN LA ENSEÑANZA SUPERIORINVESTIGACIÓN E INNOVACIÓN RESPONSABLES EN LA FORMACIÓN CIENTÍFICA DE LOS ESTUDIANTES DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

LIMA, Marcelo Bernardo de  y  STRUCHIER, Miriam. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PROPOSTAS PARA DISCUTIR QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CONSTRUÇÃO DO MODELO E-CRIA E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.393-419. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p393-419.

Este trabalho tem como objetivo apresentar o modelo e-CRIA, desenvolvido para estimular o pensamento crítico, as discussões em sala de aula e a participação ativa dos alunos na aprendizagem de Ciências. Pretende, ainda, discutir aplicações desse modelo em uma disciplina de Genética do curso de Ciências Biológicas. O Ensino de Ciências crítico pressupõe outro olhar para os impactos decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos, favorecendo a preparação dos estudantes para tomar decisões relacionadas a esses temas. Nesse sentido, diferentes abordagens como Ciência, Tecnologia e Sociedade, Questões Sociocientíficas e Pesquisa e Inovação Responsáveis são utilizadas tendo como meta a formação para a cidadania. Trata-se de uma pesquisa participante com nove alunos e dois professores do curso de Ciências Biológicas de uma universidade federal brasileira. O modelo de ensino e-CRIA foi construído com os professores e foi implementado em uma disciplina optativa. As aulas foram observadas e registradas com anotações em diários de campo e gravações em áudio. Além disso, os materiais produzidos foram analisados. Os dados foram coletados e analisados de acordo com métodos qualitativos. O modelo de ensino desenvolvido pode ser resumido em cinco etapas: escolha das fontes; análise da confiabilidade e indagações; análise das informações; comunicação e reflexão. Esse modelo foi aplicado para discutir os dilemas relacionados à Transgenia e à Genética do Comportamento com quatro atividades: análise de notícias; produção de notícias; júri simulado e produção de planos de aula. Os alunos atuaram como protagonistas, favorecendo a colaboração, o diálogo entre os envolvidos e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Palabras clave : Ensino de Genética; Questões Sociocientíficas; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Pesquisa e Inovação Responsáveis; ENGAGE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )