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Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

LIMA, Marcelo Bernardo de  e  STRUCHIER, Miriam. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PROPOSTAS PARA DISCUTIR QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CONSTRUÇÃO DO MODELO E-CRIA E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.393-419. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p393-419.

Este trabalho tem como objetivo apresentar o modelo e-CRIA, desenvolvido para estimular o pensamento crítico, as discussões em sala de aula e a participação ativa dos alunos na aprendizagem de Ciências. Pretende, ainda, discutir aplicações desse modelo em uma disciplina de Genética do curso de Ciências Biológicas. O Ensino de Ciências crítico pressupõe outro olhar para os impactos decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos, favorecendo a preparação dos estudantes para tomar decisões relacionadas a esses temas. Nesse sentido, diferentes abordagens como Ciência, Tecnologia e Sociedade, Questões Sociocientíficas e Pesquisa e Inovação Responsáveis são utilizadas tendo como meta a formação para a cidadania. Trata-se de uma pesquisa participante com nove alunos e dois professores do curso de Ciências Biológicas de uma universidade federal brasileira. O modelo de ensino e-CRIA foi construído com os professores e foi implementado em uma disciplina optativa. As aulas foram observadas e registradas com anotações em diários de campo e gravações em áudio. Além disso, os materiais produzidos foram analisados. Os dados foram coletados e analisados de acordo com métodos qualitativos. O modelo de ensino desenvolvido pode ser resumido em cinco etapas: escolha das fontes; análise da confiabilidade e indagações; análise das informações; comunicação e reflexão. Esse modelo foi aplicado para discutir os dilemas relacionados à Transgenia e à Genética do Comportamento com quatro atividades: análise de notícias; produção de notícias; júri simulado e produção de planos de aula. Os alunos atuaram como protagonistas, favorecendo a colaboração, o diálogo entre os envolvidos e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Palavras-chave : Ensino de Genética; Questões Sociocientíficas; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Pesquisa e Inovação Responsáveis; ENGAGE.

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