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Revista e-Curriculum
versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
PINTO, Sônia Maria da Conceição e RIBEIRO, Silvar Ferreira. PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NA FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.420-444. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p420-444.
O objetivo deste estudo foi compreender a percepção e as atitudes de estudantes universitários em relação à ciência e tecnologia, como também a respeito da sua formação científica na Educação Superior, com foco na abordagem da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI). Trata-se de um estudo exploratório, relativo à primeira etapa de uma pesquisa mais ampla sobre o papel da universidade na formação científica dos estudantes, com vistas a identificar possibilidades de colaborar com o fomento e fortalecimento da prática da pesquisa científica na Educação Superior. Os dados foram obtidos com a aplicação de um questionário, elaborado pela Comissão Europeia, adaptado e ampliado para atender ao objetivo desta pesquisa, que alcançou 148 respostas de estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e de Direito, do Campus XIX, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O foco analítico foi concebido a partir de nove temas, relacionados com as dimensões da RRI: 1. Engajamento público e a ciência; 2. Educação científica; 3. A percepção dos estudantes sobre a sua formação científica; 4. Impacto global da ciência e tecnologia; 5. Atitude com relação à ciência e tecnologia; 6. Ética e a ciência; 7. O jovem e a ciência; 8. Gênero e a ciência; 9. Acesso aberto. As análises revelaram uma significativa convergência entre a percepção e as atitudes dos estudantes em relação à ciência e tecnologia e as dimensões da RRI, além de apontar que eles apoiam e compreendem a importância da universidade na sua formação científica.
Palavras-chave : Pesquisa e Inovação Responsáveis; RRI; Educação Superior; Educação Científica.