SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2INVESTIGACIÓN E INNOVACIÓN RESPONSABLES EN LA FORMACIÓN CIENTÍFICA DE LOS ESTUDIANTES DE LA EDUCACIÓN SUPERIORLA INFLUENCIA DEL PAPEL DEL TUTOR EN LA INTERACCIÓN EN FOROS DE DISCUSIÓN: UN ESTUDIO EN EAD CON BASE EN EL ANÁLISIS DE REDES SOCIALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

COSTA, Alexandre Marino. A COAPRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS EM UM AMBIENTE DE COINVESTIGAÇÃO PARA PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.445-466. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p445-466.

O artigo tem como objetivo descrever a percepção dos participantes sobre os elementos constitutivos de um curso online para propiciar a coaprendizagem na formação de Gestores Públicos em um ambiente de coinvestigação para Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI). Este estudo examina quais as características do design do ambiente e qual o papel da docência para formar gestores colaborativos e reflexivos com novas tecnologias. A metodologia foca no estudo qualitativo e descritivo, com suporte das interfaces tecnológicas utilizadas no curso de formação. O ambiente virtual utilizado foi o weSPOT “Aprendizagem Colaborativa na formação de Gestores Públicos”, com 118 membros, especialistas e docentes do Brasil e Reino Unido, utilizando dispositivo móvel e o aplicativo “personal inquiry manager”. Após a interação dos participantes, observou-se a contribuição de 43 atores. As reflexões e discussões apresentadas durante o curso foram sistematizadas em mapas, utilizando o ambiente LiteMap. Os resutados indicam que o design e a docência propiciam a coaprendizagem com base na coeinvestigação, incluindo vantagens, desafios e recomendações para educadores, facilitadores e designers de cursos online com ambientes de coinvestigação.

Palabras clave : Estilos de Coaprendizagem; Ambientes de coinvestigação; Tecnologias móveis; Pesquisa e inovação responsáveis; Formação online.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )