Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
PEDRO, Neuza e RAZERA, Fernanda. A INFLUÊNCIA DO PAPEL DO TUTOR NA INTERAÇÃO EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO: UM ESTUDO EM EAD COM BASE NA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.467-493. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p467-493.
Os fóruns de aprendizagem online constituem-se como uma das ferramentas educativas digitais mais utilizadas na educação a distância para estimular o debate e a construção colaborativa do conhecimento entre os estudantes. Nestes, o tutor pode, de acordo com o desenho pedagógico do curso, desempenhar um papel mais ativo ou passivo nos fóruns. Neste trabalho, pretendeu-se comparar a configuração assumida pelas redes sociais formadas com base nas interações desenvolvidas em fóruns online, considerando a intervenção desempenhada pelo tutor. Para análise, esta investigação considerou as 1586 interações estabelecidas entre os participantes de 16 fóruns online de um curso de pós-graduação de uma instituição de ensino superior portuguesa. Os fóruns selecionados foram divididos em duas categorias em função da participação ativa ou passiva do tutor. A análise de redes sociais foi selecionada como método de análise dos dados. Os resultados obtidos sinalizam a existência de diferenças na comunicação estabelecida entre os estudantes de acordo com o papel exercido pelo tutor, fornecendo assim dados relevantes para uma melhor compreensão do comportamento das redes de aprendizagem constituídas online.
Palavras-chave : Análise de Redes Sociais; E-learning; Educação a distância; Fóruns Online; Tutoria online.