SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2THE INFLUENCE OF THE TUTOR'S ROLE IN THE INTERACTION IN DISCUSSION FORUMS: A STUDY IN DISTANCE EDUCATION BASED ON SOCIAL NETWORK ANALYSISTHE CERTIFICATION AND HIGH SCHOOL NATIONAL EXAM: IMPLICATIONS FOR CURRICULUM IN YOUTH AND ADULT EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

TEIXEIRA, Pedro. AS RELAÇÕES ENTRE DIVERSIDADE E A DISCUSSÃO DE TEMAS CONTROVERSOS: DESAFIOS ATUAIS PARA A ESCOLA. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.494-515. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p494-515.

O presente trabalho se configura como uma reflexão teórica sobre o ensino de questões controversas e seus desafios atuais. Pesquisadores e políticas públicas educacionais no Brasil e no mundo têm destacado a importância de se explorar a pluralidade de pensamentos acerca de questões controversas. Incialmente, em uma perspectiva intercultural crítica, argumentamos que, dada a diversidade de visões de mundo, crenças religiosas, gêneros, orientações sexuais e raças nas sociedades contemporâneas e nas escolas, o ensino e o debate de controvérsias na educação básica se tornam alvo de disputas. Se, de acordo com Hess (2009), a própria definição do que é ou não controverso já é, em si, permeada de conflitos, determinar quais desses temas serão incluídos nos currículos escolares também é. Tal cenário se mostra ainda mais complexo em nosso país nos últimos anos pelo avanço de pautas conservadoras no congresso nacional e de projetos de lei como o Escola sem Partido, tendo em vista, principalmente, as concepções moralistas de sexualidade e as crenças religiosas de grupos conservadores. Nesse sentido, embora os defensores dessas bandeiras argumentem uma pretensa abertura à pluralidade de ideias, a análise de seus argumentos revela profunda rejeição a valores e conhecimentos distintos daqueles por eles defendidos. Essa postura mostra-se ameaçadora ao ensino e ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas que abordem temas controvertidos na escola básica. Assim, indicamos possibilidades para pensar a superação desses obstáculos em sala de aula.

Keywords : Questões controversas; Diversidade; Conservadorismo; Escola sem Partido.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )