SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2THE RELATIONS BETWEEN DIVERSITY AND THE DISCUSSION OF CONTROVERSIAL ISSUES: CURRENT CHALLENGES FOR SCHOOLTHE READING AND WRITING PROGRAM AND THE TEACHING AND LEARNING OF HOW TO READ AND WRITE: A CASE STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SILVA, Simone Gonçalves da  and  HYPOLITO, Álvaro Moreira. A CERTIFICAÇÃO PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.516-538. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p516-538.

O estudo problematiza o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos, na rede de ensino estadual da cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Busca contribuir para o entendimento de implicações da certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas práticas docentes em termos pedagógicos e curriculares. A partir de um conjunto de entrevistas semiestruturadas com docentes, procura-se estabelecer um diálogo com as categorias: caracterização dos estudantes e prática curricular, com base nos pressupostos da análise de conteúdo. A análise recorre à articulação entre estudos de currículo, políticas educacionais e avaliativas com estudos sobre a educação de jovens e adultos, como subsídio para a fundamentação teórica. A instituição da política avaliativa e certificadora de larga escala analisada acaba por produzir efeitos na construção e disseminação de novos sentidos e significados acerca da compreensão do que deve ser ensinado e como deve ser ensinado e na padronização da aprendizagem e do conhecimento, o que implica em alteração da constituição das práticas curriculares em educação de jovens e adultos.

Keywords : EJA; Currículo; ENEM.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )