SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2THE CERTIFICATION AND HIGH SCHOOL NATIONAL EXAM: IMPLICATIONS FOR CURRICULUM IN YOUTH AND ADULT EDUCATIONCYBERAUTHORCITIZEN: CONTRIBUTION TO THINK-DO THE TEACHER AND STUDENT EDUCATION IN CYBERCULTURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BALBINO, Keila Tatiane da Silva  and  FREIRE, Regina Maria Ayres de Camargo. O PROGRAMA LER E ESCREVER E O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: ESTUDO DE CASO. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.539-564. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p539-564.

O fato de o Programa Ler e Escrever (PLE) ser um dos principais norteadores do projeto pedagógico escolar adotado pelo sistema de ensino do Estado de São Paulo, levou-nos a questionar como os atores envolvidos nesse processo - professor e aluno - respondem a essa proposta. Os objetivos da pesquisa foram acompanhar e analisar a aplicação do PLE no que se refere ao ensino-aprendizagem da leitura e escrita. O método escolhido foi o estudo de caso instrumental de caráter descritivo e qualitativo. Os resultados sugerem que as atividades propostas pelo PLE foram pouco desafiadoras para os alunos que já sabiam ler e escrever. Para os não alfabetizados, não seguir as orientações do Guia do Professor parece ter interferido negativamente na aprendizagem. Concluímos que parte dos alunos não alcançou os objetivos colocados no Guia do Professor, um indicativo de que a autonomia da professora em relação ao Guia pode ter comprometido a aprendizagem dos estudantes.

Keywords : Educação; Ensino; Aprendizagem; Leitura; Alfabetização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )