SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2LA CERTIFICACIÓN POR EL EXAMEN NACIONAL DE LA ENSEÑANZA SECUNDÁRIA: IMPLICACIONES CURRICULARES EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOSCIBERAUTORCIDADÃO: CONTRIBUCIÓN PARA PENSARFAZER LA FORMACIÓN DOCENTE Y DISCENTE EN LA CIBERCULTURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BALBINO, Keila Tatiane da Silva  y  FREIRE, Regina Maria Ayres de Camargo. O PROGRAMA LER E ESCREVER E O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: ESTUDO DE CASO. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.539-564. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p539-564.

O fato de o Programa Ler e Escrever (PLE) ser um dos principais norteadores do projeto pedagógico escolar adotado pelo sistema de ensino do Estado de São Paulo, levou-nos a questionar como os atores envolvidos nesse processo - professor e aluno - respondem a essa proposta. Os objetivos da pesquisa foram acompanhar e analisar a aplicação do PLE no que se refere ao ensino-aprendizagem da leitura e escrita. O método escolhido foi o estudo de caso instrumental de caráter descritivo e qualitativo. Os resultados sugerem que as atividades propostas pelo PLE foram pouco desafiadoras para os alunos que já sabiam ler e escrever. Para os não alfabetizados, não seguir as orientações do Guia do Professor parece ter interferido negativamente na aprendizagem. Concluímos que parte dos alunos não alcançou os objetivos colocados no Guia do Professor, um indicativo de que a autonomia da professora em relação ao Guia pode ter comprometido a aprendizagem dos estudantes.

Palabras clave : Educação; Ensino; Aprendizagem; Leitura; Alfabetização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )