SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2A CERTIFICAÇÃO PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSCIBERAUTORCIDADÃO: CONTRIBUIÇÃO PARA PENSARFAZER A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE NA CIBERCULTURA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BALBINO, Keila Tatiane da Silva  e  FREIRE, Regina Maria Ayres de Camargo. O PROGRAMA LER E ESCREVER E O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: ESTUDO DE CASO. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.539-564. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p539-564.

O fato de o Programa Ler e Escrever (PLE) ser um dos principais norteadores do projeto pedagógico escolar adotado pelo sistema de ensino do Estado de São Paulo, levou-nos a questionar como os atores envolvidos nesse processo - professor e aluno - respondem a essa proposta. Os objetivos da pesquisa foram acompanhar e analisar a aplicação do PLE no que se refere ao ensino-aprendizagem da leitura e escrita. O método escolhido foi o estudo de caso instrumental de caráter descritivo e qualitativo. Os resultados sugerem que as atividades propostas pelo PLE foram pouco desafiadoras para os alunos que já sabiam ler e escrever. Para os não alfabetizados, não seguir as orientações do Guia do Professor parece ter interferido negativamente na aprendizagem. Concluímos que parte dos alunos não alcançou os objetivos colocados no Guia do Professor, um indicativo de que a autonomia da professora em relação ao Guia pode ter comprometido a aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave : Educação; Ensino; Aprendizagem; Leitura; Alfabetização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )