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Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes  e  SANTOS, Edméa Oliveira dos. CIBERAUTORCIDADÃO: CONTRIBUIÇÃO PARA PENSARFAZER A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE NA CIBERCULTURA. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.565-597. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p565-597.

O presente artigo se insere no contexto da pesquisa-formação delineada no cenário de uma pesquisa de doutoramento em Educação. O propósito é apresentar as tessituras epistemológicas e metodológicas na educação presencial e online na docência do ensino superior que, engendradas de sentidos e em ato, possibilitaram a construção da noção do ciberautorcidadão. Inspiramos-nos em pressupostos da abordagem multirreferencial entrecruzando-os com os conhecimentos nos/dos/com os cotidianos, tendo como contexto cultural a cibercultura. Tal opção epistemológica nos encaminha para um olhar plural dos processos formativos dos quais somos sujeitos/autores/praticantes. Partimos da questão de estudo: como a criação de atos de currículo com o uso das tecnologias digitais em espaços multirreferenciais de aprendizagens podem potencializar as práticas formativas docente e discente em um curso de Pedagogia no contexto da cibercultura? A pesquisa foi desenvolvida no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, nas disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado I. Como resultado, apresentamos que as ambiências formativas criadas nos atos de currículo no ensino presencial e online apontam perspectivas que vão ao encontro de uma formação docente e discente do ciberautorcidadão, uma postura em devir, que se constrói na relação cidade/ciberespaço, em espaços/tempos de aprendizagens plurais, referenciadas nas experiências tecidas nesses contextos.

Palavras-chave : Atos de currículo; Formação; Cibercultura; Ciberautorcidadão.

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