SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Claudia Sebastiana Rosa da  y  PORTILHO, Evelise Maria Labatut. CULTURA ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.911-933. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p911-933.

O objetivo deste artigo é destacar os elementos da cultura escolar presentes na formação e na ação dos professores de uma instituição de Ensino Fundamental II. A pesquisa de enfoque fenomenológico hermenêutico contou com 10 professores envolvidos em um programa de formação continuada. Percebeu-se que as mudanças na cultura escolar dessa instituição ocorrem lentamente, talvez pelo estado de provisoriedade em que se encontra, e, além disso, existe distanciamento entre a verbalização e a prática pedagógica e falta de planejamento envolvendo estratégias de ensino interativas. A pesquisa ressaltou a importância da formação continuada docente crítica e reflexiva, envolvendo o desenvolvimento de estratégias de ensino que potencializem aprendizagens discentes.

Palabras clave : Aprendizagem; Cultura escolar; Formação continuada; Ensino Fundamental II.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )