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Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FONSECA, Vitória Azevedo da  y  LIMA, Paulo Gomes. SOBRE A POLÍTICA CURRICULAR DOSTADO DE SÃO PAULO (2007-2009): ALGUMAS REFLEXÕES E ENCAMINHAMENTOS. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.544-565. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p544-565.

A proposta deste texto é discutir a política curricular implementada pelo Estado de São Paulo, a partir do ano de 2008, considerando, no entanto, não apenas a proposta curricular e a definição dos conteúdos, mas ampliando a análise para a discussão das políticas de avaliação, de bonificação por resultados e a ênfase nos materiais didáticos. Esses instrumentos, em conjunto, delineiam as definições da prática escolar e o “caminho” a ser trilhado pela escola pública em São Paulo no processo de aprendizagem. Assim, o Estado define os conteúdos a serem aprendidos no texto da proposta curricular em consonância com sua finalidade e ideário: manter a hegemonia por meio de um currículo que reflete de forma ampla a defesa de uma educação em sintonia com o mercado.

Palabras clave : Políticas curriculares; Estado de São Paulo; Escola pública..

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