SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3SOBRE A POLÍTICA CURRICULAR DOSTADO DE SÃO PAULO (2007-2009): ALGUMAS REFLEXÕES E ENCAMINHAMENTOSCURRÍCULO E CONHECIMENTO ESCOLAR COMO MEDIADORES EPISTEMOLÓGICOS DO PROJETO DE NAÇÃO E DE CIDADANIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PIRES, Joelma Lucia Vieira. O CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS E O TRABALHO DE PROFESSORES. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.566-593. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p566-593.

Estudo sobre a implementação do currículo por competências em uma escola da rede estadual de São Paulo que mantém parceria com uma empresa, considerando as mudanças no trabalho de professores. A pesquisa qualitativa com fundamento no estudo de caso enfatizou a análise das entrevistas dos professores. O trabalho deles é modificado, uma vez que o ensino é organizado por meio de projetos impostos pela Secretaria de Estado da Educação para a adequação dos conteúdos das disciplinas ao tratamento de problemas sociais emergentes. A autonomia dos professores é atingida quanto ao desenvolvimento do conteúdo da sua disciplina e no processo de elaboração do conhecimento com os estudantes. O conhecimento é fragmentado e selecionado de maneira utilitária de acordo com a lógica da racionalidade técnica e da produtividade do âmbito mercadológico. O trabalho dos professores é reestruturado para a reafirmação de tal lógica, privilegiando os princípios do setor privado e o enfraquecimento do espaço público. A atuação deles perde expressão política coletiva e individual.

Palabras clave : Currículo por competências; Trabalho docente; Educação Básica..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )