SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3CURRICULUM AND SCHOOL KNOWLEDGE AS EPISTEMOLOGICAL MEDIATORS OF THE PROJECT OF NATION AND CITIZENSHIPACTIVE LEARNING METHODOLOGIES IN HIGHER EDUCATION: BEYOND THEIR APPLICATION, WHEN DO THEY MAKE THE DIFFERENCE FOR PROFESSIONAL TRAINING? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SILVA, Mariane Carloto da  and  PAVAO, Silvia Maria de Oliveira. (IM)POSSIBILIDADES DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.621-649. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p621-649.

O objetivo deste estudo foi analisar as influências do currículo sobre a previsão e o planejamento de mecanismos práticos desenvolvidos em um Centro de Ensino. Esses mecanismos são utilizados para promover a inclusão dos estudantes, identificando as regulamentações do Projeto Político Pedagógico e da Matriz Curricular dos cursos. Com abordagem qualitativa e exploratória, os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas semiestruturadas respondidas por coordenadores e professores de cursos de graduação de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Os resultados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se que as solidificações conceituais sobre currículo influenciam nas adaptações curriculares, práticas e ações que promovam a aprendizagem e conclusão dos cursos de todos os estudantes com ou sem deficiência. Conclui-se que as propostas de adaptações revelam o desafio de se pensar diferentes práticas de ensino que promovam condições igualitárias de aprendizagem.

Keywords : Educação Especial; Educação Superior; Currículo; Adaptações Curriculares..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )