SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3(IM)POSSIBILITIES OF CURRICULUM ADAPTATIONS IN HIGHER EDUCATIONDIVERSITY AND IN/EXCLUSION: VOICES AND SILENCES IN THE FORMATION OF THE EDUCATOR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MASETTO, Marcos Tarciso. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: PARA ALÉM DA SUA APLICAÇÃO, QUANDO FAZEM A DIFERENÇA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS?. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.650-667. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p650-667.

O objetivo a que nos propomos neste artigo é identificar em que condições a utilização das Metodologias Ativas no Ensino Superior faz realmente a diferença na formação de profissionais. Para responder a este objetivo trazemos, numa abordagem de pesquisa qualitativa, um estudo teórico desta questão buscando os significados com os quais autores contemporâneos como Ken Bain, Hargreaves, Imbernón, Pozo, Saturnino de la Torre, Veen, Vrakking, Zabalza. Moran, Bacich e Masetto vêm discutindo este objetivo. Relacionamos estes estudos com nossa experiência docente, pesquisas e publicações desde 2007 sobre essa temática. Isso nos permitiu apresentar algumas respostas às indagações feitas. Para que as Metodologias Ativas façam a diferença no ensino superior, sua utilização deve estar integrada aos objetivos de formação profissional, ao protagonismo do aluno e a uma atitude de mediação pedagógica do professor.

Keywords : Metodologias Ativas; Formação Profissional; Mediação Pedagógica; Protagonismo do aluno..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )