SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3(IM)POSSIBILIDADES DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO SUPERIORDIVERSIDADE E IN/EXCLUSÃO: VOZES E SILÊNCIOS NA FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MASETTO, Marcos Tarciso. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: PARA ALÉM DA SUA APLICAÇÃO, QUANDO FAZEM A DIFERENÇA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS?. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.650-667. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p650-667.

O objetivo a que nos propomos neste artigo é identificar em que condições a utilização das Metodologias Ativas no Ensino Superior faz realmente a diferença na formação de profissionais. Para responder a este objetivo trazemos, numa abordagem de pesquisa qualitativa, um estudo teórico desta questão buscando os significados com os quais autores contemporâneos como Ken Bain, Hargreaves, Imbernón, Pozo, Saturnino de la Torre, Veen, Vrakking, Zabalza. Moran, Bacich e Masetto vêm discutindo este objetivo. Relacionamos estes estudos com nossa experiência docente, pesquisas e publicações desde 2007 sobre essa temática. Isso nos permitiu apresentar algumas respostas às indagações feitas. Para que as Metodologias Ativas façam a diferença no ensino superior, sua utilização deve estar integrada aos objetivos de formação profissional, ao protagonismo do aluno e a uma atitude de mediação pedagógica do professor.

Palavras-chave : Metodologias Ativas; Formação Profissional; Mediação Pedagógica; Protagonismo do aluno..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )