SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: PARA ALÉM DA SUA APLICAÇÃO, QUANDO FAZEM A DIFERENÇA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS?MODELOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PROJETOS CURRICULARES INOVADORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

COSTA, Joacir Marques da; CORTE, Marilene Gabriel Dalla  y  SILVA, Luciana Guilhermano. DIVERSIDADE E IN/EXCLUSÃO: VOZES E SILÊNCIOS NA FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.668-693. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p668-693.

Este trabalho de pesquisa tem como temática central a diversidade nos processos formativos no curso de Pedagogia, pois tanto escola como universidade são produzidas/produtoras de um contexto plural, multicultural e de múltiplas identidades. Nesse sentido, problematiza-se “como é produzido o discurso de diversidade, considerando o processo de formação do/a pedagogo/a na dimensão de educação para todos/as?”. Logo, como objetivo geral optou-se por compreender a produção discursiva acerca da diversidade, considerando os processos formativos do/a pedagogo/a na dimensão de educação para todos/as. Os aportes teórico-metodológicos desenharam-se mediante uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se, para a produção de dados, da análise documental do projeto pedagógico de um curso de Pedagogia (noturno) de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Conclui-se que dialogar e problematizar sobre diversidade é um processo formativo que transcende a formação formal em um curso de licenciatura; como participantes dos diversos processos educativos, é necessário estabelecer relações reflexivas entre os saberes disciplinares e os saberes da prática educativa, (des)construindo conceitos, ao olhar o interior de nossas ações, as quais resultam em mudanças nas práticas pedagógicas essenciais para a reflexão da diversidade cultural e dos mecanismos de in/exclusão presentes na sociedade contemporânea.

Palabras clave : Diversidade; In/exclusão; Pedagogia; Formação; Projeto Político-pedagógico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )