SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3DIVERSIDADE E IN/EXCLUSÃO: VOZES E SILÊNCIOS NA FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/AA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DAS LICENCIATURAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

KELLER-FRANCO, Elize. MODELOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PROJETOS CURRICULARES INOVADORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.694-720. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p694-720.

No atual momento, quando se tornam prementes as mudanças nos programas que formam professores, o presente artigo traz para reflexão a discussão sobre os modelos de formação que orientam as propostas curriculares nos Cursos de Licenciaturas a partir da análise de uma experiência curricular com características de inovação desenvolvida na Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como apoio a análise documental. Santos (2007), García (1999), Ávila (2008), Diniz-Pereira (2007a) e Tardif (2011), dentre outros, deram suporte à construção do marco teórico conceitual com base nos modelos de formação propostos em seus estudos, a exemplo das orientações de cunho instrumental-tecnicista, epistemologia da prática e sociopolítica. Conclui-se que a experiência analisada se encaminha para um modelo crítico de formação que favorece a mudança em um conjunto de aspectos que se mostram vitais para uma revisão em cursos que preparam os profissionais para a docência, tais como: unidade entre teoria e prática na construção do conhecimento; integração entre universidade e escolas da Educação Básica em um sentido de fortalecimento mútuo; articulação dos saberes em uma perspectiva de ruptura epistemológica que leva em consideração as experiências de vida de cada aluno e a constituição de novos espaços de aprendizagem para além dos muros da universidade, dentre outros.

Palabras clave : Modelos de formação; Licenciaturas; Formação inicial de professores..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )