SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3MODELS OF TEACHER EDUCATION IN INNOVATIVE CURRICULAR PROJECTS: REFLECTIONS FROM A FORMATIVE EXPERIENCETHE ARCHEOLOGY OF CURRICULAR INTEGRATION: HISTORICAL BACKGROUND OF PROFESSIONAL EDUCATION AND ITS INTERFACE WITH THE INTEGRATED CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FONSECA, Carlos Ventura  and  SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DAS LICENCIATURAS. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.721-750. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p721-750.

O presente trabalho objetiva investigar as estruturas curriculares de 27 cursos de Licenciatura em Química do Rio Grande do Sul. Com base nas propostas curriculares e em dados dos projetos pedagógicos dos cursos, desenvolvemos um estudo qualitativo exploratório, centrado na pesquisa documental. Por meio da análise de conteúdo, as disciplinas de cada curso foram categorizadas com base em seus títulos e suas ementas, evidenciando-se, nesse procedimento, o número absoluto e a carga horária destas. As evidências indicam que os modelos de formação propostos pelos cursos investigados, apesar de hibridizados, apresentam-se orientados pela racionalidade técnica, já que a prioridade destes parece estar mais centrada nos conteúdos específicos de Química, enquanto as especificidades da profissão docente ficam segregadas a espaços minoritários.

Keywords : Formação docente; Currículo; Educação química.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )