SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3MODELOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PROJETOS CURRICULARES INOVADORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVAA ARQUEOLOGIA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR: ENREDO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTERFACE COM O CURRÍCULO INTEGRADO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

FONSECA, Carlos Ventura  e  SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DAS LICENCIATURAS. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.721-750. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p721-750.

O presente trabalho objetiva investigar as estruturas curriculares de 27 cursos de Licenciatura em Química do Rio Grande do Sul. Com base nas propostas curriculares e em dados dos projetos pedagógicos dos cursos, desenvolvemos um estudo qualitativo exploratório, centrado na pesquisa documental. Por meio da análise de conteúdo, as disciplinas de cada curso foram categorizadas com base em seus títulos e suas ementas, evidenciando-se, nesse procedimento, o número absoluto e a carga horária destas. As evidências indicam que os modelos de formação propostos pelos cursos investigados, apesar de hibridizados, apresentam-se orientados pela racionalidade técnica, já que a prioridade destes parece estar mais centrada nos conteúdos específicos de Química, enquanto as especificidades da profissão docente ficam segregadas a espaços minoritários.

Palavras-chave : Formação docente; Currículo; Educação química.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )