SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DAS LICENCIATURASRÁDIO-ESCOLA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BENFATTI, Xênia Diógenes; VITORINO, Grace Troccoli  y  LEITINHO, Meirecele Calíope. A ARQUEOLOGIA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR: ENREDO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTERFACE COM O CURRÍCULO INTEGRADO. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.751-767. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p751-767.

Nas últimas décadas, as dificuldades e as incompreensões conceituais acentuaram a frágil identidade do Ensino Profissionalizante na Educação Básica. Desse modo, remontar sua história e relacioná-la ao currículo integrado constitui-se o propósito deste artigo, que foi desenvolvido como parte da pesquisa de doutorado intitulada O Currículo do Ensino Médio Integrado: da intenção à realização, concluída em novembro de 2011. A pesquisa realizada para este estudo caracterizou-se como qualitativa e assumiu metodologicamente o aspecto de bibliográfica, cujas categorias teóricas definidas foram: a história da Educação Profissional; o Ensino Médio e sua articulação com a formação para o Trabalho e o currículo integrado na Educação Profissional. O problema de pesquisa foi tomado pela questão: Como a concepção de currículo integrado surge na Educação Profissional brasileira? Os resultados indicam que os contornos e as nuanças contidos na história da Educação Profissional são suportes arqueológicos significativos para compreensão e análise da identidade conceitual e estrutural observada hoje nas escolas que integram o Ensino Médio à Educação Profissional. A título de conclusão, pode-se inferir que as resistências, as mudanças e os embates são aspectos intrinsecamente relacionados ao passado histórico da Educação Profissional brasileira; não há, portanto, como analisar o presente sem relacioná- lo à sua história.

Palabras clave : Ensino Médio; Educação Profissional; História; Currículo integrado..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )