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Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BENFATTI, Xênia Diógenes; VITORINO, Grace Troccoli  e  LEITINHO, Meirecele Calíope. A ARQUEOLOGIA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR: ENREDO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTERFACE COM O CURRÍCULO INTEGRADO. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.751-767. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p751-767.

Nas últimas décadas, as dificuldades e as incompreensões conceituais acentuaram a frágil identidade do Ensino Profissionalizante na Educação Básica. Desse modo, remontar sua história e relacioná-la ao currículo integrado constitui-se o propósito deste artigo, que foi desenvolvido como parte da pesquisa de doutorado intitulada O Currículo do Ensino Médio Integrado: da intenção à realização, concluída em novembro de 2011. A pesquisa realizada para este estudo caracterizou-se como qualitativa e assumiu metodologicamente o aspecto de bibliográfica, cujas categorias teóricas definidas foram: a história da Educação Profissional; o Ensino Médio e sua articulação com a formação para o Trabalho e o currículo integrado na Educação Profissional. O problema de pesquisa foi tomado pela questão: Como a concepção de currículo integrado surge na Educação Profissional brasileira? Os resultados indicam que os contornos e as nuanças contidos na história da Educação Profissional são suportes arqueológicos significativos para compreensão e análise da identidade conceitual e estrutural observada hoje nas escolas que integram o Ensino Médio à Educação Profissional. A título de conclusão, pode-se inferir que as resistências, as mudanças e os embates são aspectos intrinsecamente relacionados ao passado histórico da Educação Profissional brasileira; não há, portanto, como analisar o presente sem relacioná- lo à sua história.

Palavras-chave : Ensino Médio; Educação Profissional; História; Currículo integrado..

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