SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3A ARQUEOLOGIA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR: ENREDO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTERFACE COM O CURRÍCULO INTEGRADOPOR UMA PEDAGOGIA DA CRIAÇÃO COM O CINEMA BRASILEIRO: CURADORIA E EXPANSÃO DO REPERTÓRIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de  y  MARTINS, Larissa de Almeida. RÁDIO-ESCOLA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.768-787. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p768-787.

O trabalho relata o processo de desenvolvimento e teste de oficinas de rádio que integraram demandas do programa “Rádio Escola” do Ministério da Educação (MEC) com referenciais internacionais de mídia-educação. O diálogo entre o programa e as demandas se justifica pela necessidade de integrar a escola ao movimento internacional de promoção do engajamento cívico de jovens, empoderando os agentes escolares, por meio da aquisição de habilidades de media literacy. O objetivo foi sugerir aprimoramentos para a política das rádios escolares do Programa Mais Educação do MEC, integrando-as ao contexto mais amplo da educação para a mídia e da cultura digital. A metodologia consistiu-se por um estudo de campo para observar diretamente as atividades propostas a um grupo específico. O trabalho se fundamenta nos conceitos-chave da mídia-educação e nos multiletramentos. Os dados foram coletados durante a realização das oficinas, utilizando-se de três instrumentos: material produzido pelos participantes, diário de campo e questionário de avaliação, ao final do último encontro. Os dados foram avaliados segundo três categorias: engajamento na proposta, qualidade das produções, percepções dos participantes no que se refere à relevância e viabilidade da proposta. Os resultados permitiram mapear habilidades desenvolvidas com as oficinas e modos de integrar a escola ao contexto mais amplo da cultura digital, usando a linguagem radiofônica.

Palabras clave : Mídia-educação; Multimodalidade; Linguagem radiofônica; Ensino Médio.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )