SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3RÁDIO-ESCOLA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA CONVERGÊNCIA DE MÍDIASAUTONOMIA, COMUNICAÇÃO ONLINE E COLABORAÇÃO NOS ESPAÇOS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

LANGIE, Cíntia  y  RODRIGUES, Carla Gonçalves. POR UMA PEDAGOGIA DA CRIAÇÃO COM O CINEMA BRASILEIRO: CURADORIA E EXPANSÃO DO REPERTÓRIO. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.788-806. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p788-806.

A proposta deste texto é analisar as potencialidades de uma curadoria diversificada no que se refere ao audiovisual, dentro do campo da educação na contemporaneidade. Partindo de uma inquietação inicial - o pouco acesso da população brasileira aos filmes independentes realizados no país -, o artigo busca compartilhar algumas possibilidades de expansão do repertório, a partir de uma pedagogia da criação (BERGALA, 2008) com o filme brasileiro independente contemporâneo. Busca-se enriquecer o debate com as teorizações de Deleuze e Guattari (1988-2016) a respeito da força do encontro com a arte para o movimento do pensamento. A justificativa que move este estudo baseia-se no fato de que o conhecimento que se tem a respeito das obras audiovisuais não pode vir somente da mídia de massa, visto que esta impõe certo padrão estético por conta de uma política financeira de mercado. Como resultado parcial da pesquisa, defende-se que o trabalho de curadoria que busca vasculhar o panorama audiovisual para encontrar filmes que tragam alguma disrupção com o senso comum, para além do que já é ofertado na mídia hegemônica, valorizando obras brasileiras relevantes, de valor artístico e cultural, pode desencadear experiências estéticas e educativas, que ultrapassa qualquer modelo de escolarização instituído.

Palabras clave : cinema brasileiro; Curadoria; Currículo; Repertório; Pedagogia da criação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )