SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3FOR A PEDAGOGY OF CREATION WITH THE BRAZILIAN CINEMA: CURATORSHIP AND EXPANSION OF THE REPERTOIRE(RE)CONSTRUCTION OF CURRICULUM IN ACTION: FACILITATING AND RESTRICTING ELEMENTS OF TEACHER AUTONOMY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

LIMA, Wanisse de Santana. AUTONOMIA, COMUNICAÇÃO ONLINE E COLABORAÇÃO NOS ESPAÇOS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.807-830. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p807-830.

O crescente uso das plataformas Learning Management System (LMS) como apoio às aulas presenciais no ensino superior modifica o contexto no qual os processos de aprendizagem ocorrem, as relações entre professores e estudantes e as atividades que estes realizam. Neste estudo, analisou-se a relação entre as percepções dos estudantes sobre a plataforma e os seus níveis de satisfação com o uso das LMS, considerando a sua contribuição para o desenvolvimento de competências para a comunicação online, para o trabalho colaborativo e para a autonomia. Com uma abordagem quantitativa, o estudo integra a análise estatística das respostas a um questionário online aplicado aos 3740 estudantes de Licenciatura e Mestrado Integrado da Universidade de Lisboa que usaram as plataformas LMS como apoio ao ensino presencial no ano letivo 2012/13. As 604 respostas analisadas permitem conhecer a opinião dos estudantes sobre o uso destes sistemas. Os resultados revelaram a existência de correlação significativa entre a percepção dos estudantes e a sua satisfação com as plataformas. Os estudantes reconhecem que o uso da plataforma torna-os mais autônomos para o estudo e que aprenderam mais nas disciplinas em que os docentes tiraram proveito destes sistemas online.

Keywords : LMS; Ensino Superior; Autonomia; Satisfação dos estudantes..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )