SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3(RE)CONSTRUCTION OF CURRICULUM IN ACTION: FACILITATING AND RESTRICTING ELEMENTS OF TEACHER AUTONOMYOBJECTIVITIES AND SUBJECTIVITIES IN MUSIC EDUCATION: A PHENOMENOLOGICAL PERSPECTIVE ABOUT CURRICULUMS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BACH JUNIOR, Jonas  and  GUERRA, Melanie Gesa Mangels. O CURRÍCULO DA PEDAGOGIA WALDORF E O DESAFIO DA SUA ATUALIZAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.857-878. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p857-878.

Este artigo desenvolve um debate aberto sobre a questão da atualização do currículo da Pedagogia Waldorf, contrapondo a concepção orgânica de Steiner e as interpretações rígidas. O estudo tem uma abordagem crítica, apresenta, inicialmente, a fundamentação que inspirou a estruturação do currículo para, em seguida, discutir a contraposição existente entre a idealização e a realidade da aplicação dos princípios curriculares. Destaca-se a diferenciação entre as abordagens acrítica e crítica a respeito da concepção de currículo, para incluir justamente a problematização da coerência com a contextualização da prática pedagógica realizada no espaço escolar. A metodologia teórico- bibliográfica oferece o suporte para embasamento do ponto de partida, das reflexões críticas e das considerações finais. Os resultados apontam para o conflito entre as posturas conservadores e progressistas, atentando para o problema do anacronismo e incentivando uma contínua construção curricular com base em pesquisa que alia a dimensão histórico-cultural do fenômeno educativo com os ideais da teoria.

Keywords : Currículo; Pedagogia Waldorf; Steiner.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )