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Revista e-Curriculum
versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
BACH JUNIOR, Jonas y GUERRA, Melanie Gesa Mangels. O CURRÍCULO DA PEDAGOGIA WALDORF E O DESAFIO DA SUA ATUALIZAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.857-878. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p857-878.
Este artigo desenvolve um debate aberto sobre a questão da atualização do currículo da Pedagogia Waldorf, contrapondo a concepção orgânica de Steiner e as interpretações rígidas. O estudo tem uma abordagem crítica, apresenta, inicialmente, a fundamentação que inspirou a estruturação do currículo para, em seguida, discutir a contraposição existente entre a idealização e a realidade da aplicação dos princípios curriculares. Destaca-se a diferenciação entre as abordagens acrítica e crítica a respeito da concepção de currículo, para incluir justamente a problematização da coerência com a contextualização da prática pedagógica realizada no espaço escolar. A metodologia teórico- bibliográfica oferece o suporte para embasamento do ponto de partida, das reflexões críticas e das considerações finais. Os resultados apontam para o conflito entre as posturas conservadores e progressistas, atentando para o problema do anacronismo e incentivando uma contínua construção curricular com base em pesquisa que alia a dimensão histórico-cultural do fenômeno educativo com os ideais da teoria.
Palabras clave : Currículo; Pedagogia Waldorf; Steiner.