SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3CURRICULUM OF WALDORF EDUCATION AND THE CHALLENGE OF ITS UPDATESCHOOL CULTURE, CONTINUING EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  and  MALAQUIAS, Tadeu Aparecido. OBJETIVIDADES E SUBJETIVIDADES NA EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA SOBRE OS CURRÍCULOS. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.879-910. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p879-910.

Este artigo traz uma reflexão sobre a relação entre as políticas curriculares e a fenomenologia como abordagem interpretativa para a educação musical. Outros objetivos propostos foram apresentar uma contextualização da fenomenologia, de que forma ela pode ter colaborado para o estudo dos currículos e expor e refletir os desdobramentos práticos e teóricos dessas políticas. Para isso, a pergunta central da pesquisa foi: a partir de uma abordagem fenomenológica, quais são as perspectivas curriculares que emergem das políticas nacionais para a educação musical? A relevância deste artigo está na oportunidade de explorar a contribuição da fenomenologia para o avanço das análises e dos debates das políticas nacionais de educação musical. O trabalho, de natureza bibliográfica e documental, baseou-se nos conceitos trazidos por Silva (1999), sobre currículo; Husserl (2006) e Heidegger (2006), sobre fenomenologia; além dos acréscimos de Scruton (2009), Pacheco (2003) e Swanwick (2014), sobre educação musical, entre outros. Os resultados trazem uma reflexão sobre como a fenomenologia pode auxiliar nas construções curriculares, em especial, em relação à educação musical, mantendo seu viés abrangente e inserindo questões ligadas ao mundo contemporâneo. A abertura fenomenológica trouxe também a possibilidade de apresentar reflexões sobre a própria essência dessas políticas curriculares e seus desdobramentos práticos no contexto educacional brasileiro em relação à educação musical.

Keywords : Políticas educacionais; Fenomenologia; Currículo; Educação musical.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )