SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3O CURRÍCULO DA PEDAGOGIA WALDORF E O DESAFIO DA SUA ATUALIZAÇÃOCULTURA ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  y  MALAQUIAS, Tadeu Aparecido. OBJETIVIDADES E SUBJETIVIDADES NA EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA SOBRE OS CURRÍCULOS. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.879-910. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p879-910.

Este artigo traz uma reflexão sobre a relação entre as políticas curriculares e a fenomenologia como abordagem interpretativa para a educação musical. Outros objetivos propostos foram apresentar uma contextualização da fenomenologia, de que forma ela pode ter colaborado para o estudo dos currículos e expor e refletir os desdobramentos práticos e teóricos dessas políticas. Para isso, a pergunta central da pesquisa foi: a partir de uma abordagem fenomenológica, quais são as perspectivas curriculares que emergem das políticas nacionais para a educação musical? A relevância deste artigo está na oportunidade de explorar a contribuição da fenomenologia para o avanço das análises e dos debates das políticas nacionais de educação musical. O trabalho, de natureza bibliográfica e documental, baseou-se nos conceitos trazidos por Silva (1999), sobre currículo; Husserl (2006) e Heidegger (2006), sobre fenomenologia; além dos acréscimos de Scruton (2009), Pacheco (2003) e Swanwick (2014), sobre educação musical, entre outros. Os resultados trazem uma reflexão sobre como a fenomenologia pode auxiliar nas construções curriculares, em especial, em relação à educação musical, mantendo seu viés abrangente e inserindo questões ligadas ao mundo contemporâneo. A abertura fenomenológica trouxe também a possibilidade de apresentar reflexões sobre a própria essência dessas políticas curriculares e seus desdobramentos práticos no contexto educacional brasileiro em relação à educação musical.

Palabras clave : Políticas educacionais; Fenomenologia; Currículo; Educação musical.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )