SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3OBJETIVIDADES E SUBJETIVIDADES NA EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA SOBRE OS CURRÍCULOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SILVA, Claudia Sebastiana Rosa da  e  PORTILHO, Evelise Maria Labatut. CULTURA ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.911-933. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p911-933.

O objetivo deste artigo é destacar os elementos da cultura escolar presentes na formação e na ação dos professores de uma instituição de Ensino Fundamental II. A pesquisa de enfoque fenomenológico hermenêutico contou com 10 professores envolvidos em um programa de formação continuada. Percebeu-se que as mudanças na cultura escolar dessa instituição ocorrem lentamente, talvez pelo estado de provisoriedade em que se encontra, e, além disso, existe distanciamento entre a verbalização e a prática pedagógica e falta de planejamento envolvendo estratégias de ensino interativas. A pesquisa ressaltou a importância da formação continuada docente crítica e reflexiva, envolvendo o desenvolvimento de estratégias de ensino que potencializem aprendizagens discentes.

Palavras-chave : Aprendizagem; Cultura escolar; Formação continuada; Ensino Fundamental II.

        · resumo em Inglês     · texto em Português