SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1PERSONAL DIGITAL STORYTELLING AND SOCIAL NETWORKS IN TEENAGERSAN OVERVIEW OF RESEARCH CENTERED CURRICULUM PRACTICED IN THE BRAZILIAN BASIC EDUCATION IN MATHEMATICS EDUCATION AREA IN THE PERIOD 1987-2012 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

GONCALVES, Rita  and  LOUREIRO, Maria João. INTERAÇÃO E QUESTIONAMENTO NUMA REDE SOCIAL NO CONTEXTO DE UM ESTÁGIO PROFISSIONAL. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.28-50.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p28-50.

A utilização de ferramentas Web 2.0 é cada vez mais usual nos dias de hoje, sendo considerada uma tecnologia ao serviço de todos que possibilita a criação e partilha de informação. No entanto, a sua utilização enquanto ferramentas que potenciem o questionamento e a interação, em situações de estágio profissional de alunos de cursos tecnológicos, dispersos em várias empresas, não é documentada na literatura. O estudo que originou este artigo, de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, pretendeu colmatar este gap. Analisou-se em que medida a utilização da rede NING, explorada no atrás referido contexto e no 12º ano de um Curso Tecnológico, potenciou a interação e o questionamento. A rede social foi explorada para promover a entreajuda entre alunos, professora/orientadora e monitores, na resolução de problemas emergentes da prática e para facilitar o acompanhamento mais próximo dos alunos. Os registos na rede social foram sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que a rede social foi usada para colocar perguntas e fornecer respostas e pistas. Houve ainda interações de índole mais social, por exemplo, sobre a vida académica ou questões pessoais. A análise realizada indica ainda que os alunos colocaram perguntas emergentes dos problemas reais, decorrentes das atividades em curso durante o estágio (perguntas de relevância profissional), e académicas, predominantemente fechadas. Apesar de o estudo ora apresentado ter resultados pouco generalizáveis, considera-se que as estratégias exploradas, bem como os instrumentos de avaliação (análise de conteúdos), podem ser inspiradores/adaptáveis em investigações com objetivos semelhantes.

Keywords : Rede social; Interação online; Questionamento; Estágio profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )