SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1LOS RELATOS DIGITALES PERSONALES Y LAS REDES SOCIALES EN ADOLESCENTESUM PANORAMA DAS PESQUISAS CENTRADAS NOS CURRÍCULOS PRATICADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 1987 A 2012 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

GONCALVES, Rita  y  LOUREIRO, Maria João. INTERAÇÃO E QUESTIONAMENTO NUMA REDE SOCIAL NO CONTEXTO DE UM ESTÁGIO PROFISSIONAL. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.28-50.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p28-50.

A utilização de ferramentas Web 2.0 é cada vez mais usual nos dias de hoje, sendo considerada uma tecnologia ao serviço de todos que possibilita a criação e partilha de informação. No entanto, a sua utilização enquanto ferramentas que potenciem o questionamento e a interação, em situações de estágio profissional de alunos de cursos tecnológicos, dispersos em várias empresas, não é documentada na literatura. O estudo que originou este artigo, de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, pretendeu colmatar este gap. Analisou-se em que medida a utilização da rede NING, explorada no atrás referido contexto e no 12º ano de um Curso Tecnológico, potenciou a interação e o questionamento. A rede social foi explorada para promover a entreajuda entre alunos, professora/orientadora e monitores, na resolução de problemas emergentes da prática e para facilitar o acompanhamento mais próximo dos alunos. Os registos na rede social foram sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que a rede social foi usada para colocar perguntas e fornecer respostas e pistas. Houve ainda interações de índole mais social, por exemplo, sobre a vida académica ou questões pessoais. A análise realizada indica ainda que os alunos colocaram perguntas emergentes dos problemas reais, decorrentes das atividades em curso durante o estágio (perguntas de relevância profissional), e académicas, predominantemente fechadas. Apesar de o estudo ora apresentado ter resultados pouco generalizáveis, considera-se que as estratégias exploradas, bem como os instrumentos de avaliação (análise de conteúdos), podem ser inspiradores/adaptáveis em investigações com objetivos semelhantes.

Palabras clave : Rede social; Interação online; Questionamento; Estágio profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )