SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1AN OVERVIEW OF RESEARCH CENTERED CURRICULUM PRACTICED IN THE BRAZILIAN BASIC EDUCATION IN MATHEMATICS EDUCATION AREA IN THE PERIOD 1987-2012CONCEPTS AND APPROACHES IN COMPETENCES IN BRAZILIAN RESEARCH: A NARRATIVE REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

VIEIRA, Francisca Lindvania da Silva; MACHADO, Adriano Silveira  and  MARTINS JUNIOR, Francisco Ranulfo Freitas. CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS ENTRE REFLEXÕES DE LICENCIANDOS EM ESTÁGIO E O CURRÍCULO: O CASO DA LICENCIATURA EM INFORMÁTICA/COMPUTAÇÃO DA UECE/UAB. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.79-106.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p79-106.

O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre currículo e atividades atinentes ao magistério, partindo do problema: Quais são as consonâncias e as dissonâncias entre expressões reflexivas de licenciandos concludentes em Informática/Computação, que cursaram, na íntegra, o estágio curricular obrigatório e os currículos da formação e da prática docente do professor de Informática/Computação? Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a análise categorial, técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), que norteou a categorização de dezesseis temáticas, emersas a partir de leituras, interpretações e análises de cento e quarenta e seis comentários coletados de três fóruns de discussão, referentes às três disciplinas do estágio cursado, tarefas requeridas dos licenciandos no MOODLE. Após o processo de categorização, as dezesseis temáticas foram discutidas com base em proposições curriculares nacionais sobre formação/prática docente, que ocorre tanto no espaço acadêmico como no escolar. Seis consonâncias e quatro dissonâncias são os principais resultados deste estudo e evidenciam fatores que circundam o ensino e a formação educacional em Informática/Computação, principalmente no contexto que foi delineado na investigação.

Keywords : Consonâncias; Dissonâncias; Formação; Prática Docente; Computação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )