SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1UM PANORAMA DAS PESQUISAS CENTRADAS NOS CURRÍCULOS PRATICADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 1987 A 2012CONCEITOS E ENFOQUES EM COMPETÊNCIAS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO NARRATIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

VIEIRA, Francisca Lindvania da Silva; MACHADO, Adriano Silveira  y  MARTINS JUNIOR, Francisco Ranulfo Freitas. CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS ENTRE REFLEXÕES DE LICENCIANDOS EM ESTÁGIO E O CURRÍCULO: O CASO DA LICENCIATURA EM INFORMÁTICA/COMPUTAÇÃO DA UECE/UAB. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.79-106.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p79-106.

O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre currículo e atividades atinentes ao magistério, partindo do problema: Quais são as consonâncias e as dissonâncias entre expressões reflexivas de licenciandos concludentes em Informática/Computação, que cursaram, na íntegra, o estágio curricular obrigatório e os currículos da formação e da prática docente do professor de Informática/Computação? Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a análise categorial, técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), que norteou a categorização de dezesseis temáticas, emersas a partir de leituras, interpretações e análises de cento e quarenta e seis comentários coletados de três fóruns de discussão, referentes às três disciplinas do estágio cursado, tarefas requeridas dos licenciandos no MOODLE. Após o processo de categorização, as dezesseis temáticas foram discutidas com base em proposições curriculares nacionais sobre formação/prática docente, que ocorre tanto no espaço acadêmico como no escolar. Seis consonâncias e quatro dissonâncias são os principais resultados deste estudo e evidenciam fatores que circundam o ensino e a formação educacional em Informática/Computação, principalmente no contexto que foi delineado na investigação.

Palabras clave : Consonâncias; Dissonâncias; Formação; Prática Docente; Computação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )