SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1CONSONANCE AND DISSONANCE AMONG TEACHERS' REFLECTION ON PRACTICAL PERIOD AND THE CURRICULUM: THE CASE OF GRADUATION IN COMPUTING UECE/UABDIALOGISM IN THE REINVENTION OF THE CURRICULUM OF YOUTH AND ADULT EDUCATION (EJA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

NICOLA, Rosane de Mello Santo  and  VOSGERAL, Dilmeire Sant Anna Ramos. CONCEITOS E ENFOQUES EM COMPETÊNCIAS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO NARRATIVA. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.107-144.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p107-144.

Esta revisão narrativa busca identificar o tratamento dado ao conceito de competência e seus enfoques nas pesquisas brasileiras. É referencial teórico a revisão de literatura de Gámez (2004) em contexto europeu. A busca na SciELO utilizou o descritor “conceito de competência” e artigos apresentados na íntegra, por pesquisadores brasileiros, obtendo 79 trabalhos de 1997 a 2013. Aplicados critérios de inclusão e exclusão, restaram 48 artigos e 8 ensaios científicos. Encontrados 61 conceitos, 20 características e 7 grupos de exemplos de competências, são resultados: na educação, a crítica ao modelo de competências, e recentemente, a proposta contra-hegemônica de matriz crítico-emancipatória; na formação inicial em saúde e administração, os órgãos normativos divergem entre as perspectivas construtivista, orientada para atributos pessoais, e a crítico-emancipatória; e na qualificação e educação profissional, busca-se articulação da construção social das competências com o campo pedagógico.

Keywords : Competência; Revisão Narrativa; Ensino Superior; Enfoques das Pesquisas Brasileiras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )