SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1CONCEPTS AND APPROACHES IN COMPETENCES IN BRAZILIAN RESEARCH: A NARRATIVE REVIEWPEDAGOGY OF THE OPPRESSED - A GENEROUS AND HOPEFUL LEGACY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CAMPOS, Ana Maria de  and  FERREIRA, Dulcinéia de Fátima. DIALOGISMO NA REINVENÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.145-167.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p145-167.

Apresentamos este estudo como um convite para um diálogo sobre a reinvenção do currículo na Educação de Jovens e Adultos. O tema em apreço busca evidenciar sua não neutralidade, bem como a relação incontornável com campos de disputa manifestos na sociedade contemporânea. Afirma a existência de uma conexão entre currículo, poder, subjetividade e a constituição da identidade. Em face desta compreensão convida os sujeitos que atuam nesse campo a um trabalho de reinvenção das práticas relacionadas à produção do currículo na EJA, tendo em vista a necessidade premente de superação do modelo tradicional. Indicadores sociais, sobretudo os relativos à educação da população das camadas subalternas da sociedade, evidenciam a indispensável tarefa de rever práticas arraigadas em favor da criação de um currículo que esteja a serviço da vida, da emancipação social, da equidade no trato com os diferentes grupos geracionais demandantes da Educação de Jovens e Adultos em nosso país.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Currículo; Emancipação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )