SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1CONCEITOS E ENFOQUES EM COMPETÊNCIAS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO NARRATIVAPEDAGOGIA DO OPRIMIDO - UM LEGADO GENEROSO E ESPERANÇOSO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CAMPOS, Ana Maria de  y  FERREIRA, Dulcinéia de Fátima. DIALOGISMO NA REINVENÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.145-167.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p145-167.

Apresentamos este estudo como um convite para um diálogo sobre a reinvenção do currículo na Educação de Jovens e Adultos. O tema em apreço busca evidenciar sua não neutralidade, bem como a relação incontornável com campos de disputa manifestos na sociedade contemporânea. Afirma a existência de uma conexão entre currículo, poder, subjetividade e a constituição da identidade. Em face desta compreensão convida os sujeitos que atuam nesse campo a um trabalho de reinvenção das práticas relacionadas à produção do currículo na EJA, tendo em vista a necessidade premente de superação do modelo tradicional. Indicadores sociais, sobretudo os relativos à educação da população das camadas subalternas da sociedade, evidenciam a indispensável tarefa de rever práticas arraigadas em favor da criação de um currículo que esteja a serviço da vida, da emancipação social, da equidade no trato com os diferentes grupos geracionais demandantes da Educação de Jovens e Adultos em nosso país.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Currículo; Emancipação social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )