SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1DIALOGISMO NA REINVENÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)PROFESSOR (NÃO) É EDUCADOR? EMBATES PELA IDENTIDADE DOCENTE NO CINQUENTENÁRIO DE “PEDAGOGIA DO OPRIMIDO” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MADERS, Sandra  y  BARCELOS, Valdo. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO - UM LEGADO GENEROSO E ESPERANÇOSO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.168-183.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p168-183.

Este artigo tem como objetivo principal fazer uma reflexão sobre a contribuição e a atualidade, para a educação brasileira, do clássico Pedagogia do Oprimido, de Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997). Com Pedagogia do Oprimido, Freire fez um exercício intelectual fundamental: partiu da busca do entendimento da realidade vivida para construir a realidade sonhada. Sintetizou esse exercício ao dizer que a realidade não é assim, está assim. Mais uma vez, a atualidade de Pedagogia do Oprimido soa como um clamor a todos(as) que não se conformaram com as injustiças e “malvadezas” de grande parte das elites brasileiras. Freire nunca se deixou abater e apostou na esperança como força revolucionária e libertadora. A esperança em Freire não é uma esperança van. É um compromisso com a história vivida pelas “gentes” do Brasil. Essa esperança se fundamenta na crença de que homens e mulheres são seres “inconclusos” e, como tal, em permanente transformação de si e das suas realidades. Para Freire, a história é uma construção inacabada. Essa é uma das diferenças fundamentais entre uma educação “bancária” e uma educação problematizadora e libertadora. Enquanto a primeira busca a acomodação, a repetição; a segunda busca a reflexão, a ação, a problematização das dificuldades, a superação das barreiras interpostas por uma dada realidade. A superação dessas barreiras é o primeiro passo para a superação dos limites e realização do “inédito-viável” que propõe Freire.

Palabras clave : Pedagogia do Oprimido; Paulo Freire; Realidade; Esperança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )