SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1PEDAGOGIA DO OPRIMIDO - UM LEGADO GENEROSO E ESPERANÇOSOPEDAGOGIA FREIRIANA: O CURRÍCULO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MUTZ, Andresa Silva da Costa  y  KATZ, Elvis Patrik. PROFESSOR (NÃO) É EDUCADOR? EMBATES PELA IDENTIDADE DOCENTE NO CINQUENTENÁRIO DE “PEDAGOGIA DO OPRIMIDO”. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.184-203.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p184-203.

É quase impossível ignorar a influência do pensamento de Paulo Freire na educação brasileira. Um dos maiores expoentes da crítica ao modelo educacional praticado ainda hoje, Freire tornou-se “leitura obrigatória” nos cursos de licenciatura, em especial a partir de fins dos anos de 1990 e início dos anos 2000, e inspirou muitos professores em suas práticas junto aos alunos da Educação Básica e Ensino Superior. Nos últimos anos, no entanto, parece estar se firmando no Brasil uma resistência bastante forte às proposições freireanas, fenômeno acompanhado por um ressurgimento e fortalecimento do pensamento conservador de modo mais amplo. No presente artigo, objetivamos descrever os embates entre esses dois discursos, nos perguntando acerca de seus efeitos sobre as identidades docentes. Lançamos mão de ferramentas teórico-metodológicas de inspiração foucaultiana para execução da análise. O material empírico selecionado está composto pelas obras Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire (1987) e Professor não é educador, de Armindo Moreira (2012). Os resultados evidenciaram que persiste e se intensifica, na atualidade, uma divergência significativa na concepção de educação e do papel do professor entre o ideário liberal/neoliberal e a teorização crítica. Nesse sentido, nos colocamos a refletir acerca da função política da educação a fim de problematizarmos a identidade ideal de professor defendida por movimentos como o Escola Sem Partido. Por mais estranho que isso nos pareça, os resultados da pesquisa apontam para o fato de que, para alguns daqueles que combatem Freire, parece possível (e até desejável) ser professor sem educar.

Palabras clave : Paulo Freire; Pedagogia do Oprimido; Identidade Docente; Escola Sem Partido; Educador.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )